A Itália é um dos nossos países favoritos. Podíamos ficar aqui horas listando os motivos para tal escolha. Tem gelato, tem praias paradisíacas, tem os melhores tomates, as cerejas mais docinhas, tem neve, tem dias ensolarados e tem muita história também… em cada região você encontra motivos diversos para amar o país.
Entretanto, depois de rodar um pouco pela Itália, podemos constatar: a Puglia é uma das regiões mais surpreendentes do país. É tanta beleza junta que nem sabemos expressar. Para quem não sabe, a região fica no “salto da bota”. Ela é banhada pelos mares Adriático e Jônico e coleciona diversas cidades litorâneas com águas cristalinas.
Mas, não são apenas as praias paradisíacas que fazem da Puglia uma das regiões mais fabulosas do planeta. As masserias também contribuem de forma relevante para todo o esplendor deste cantinho da Itália.
VOCÊ SABE O QUE É UMA MASSERIA?
Para quem não sabe, as masserias são construções típicas dos séculos XVI e XVII, elas eram grandes fazendas agrícolas habitadas por latifundiários e camponeses. Como as masserias são tão importantes para a região, quem vai a Puglia precisa se hospedar em uma – ou ao menos visitar – para conhecer um pouco mais sobre as tradições desta região italiana.
E foi isso que fizemos: almoçamos na suntuosa – e impactante – Masseria Torre Maizza, que está localizada no Valle d’Itria, em Fasano. Escondida entre oliveiras seculares e arbustos mediterrâneos, a Torre Maizza serviu, durante muito tempo, como fortaleza para defender a fronteira da Puglia. Ao longo dos anos, ela foi se transformando em uma fazenda agrícola ou “masseria” em funcionamento. Hoje, o espaço é um retiro deslumbrante da costa adriática da Puglia, um dos hotéis mais fabulosos que tivemos a oportunidade de conhecer. Além das suítes espetaculares, o hotel ainda oferece três restaurantes que são abertos ao público.
Durante nossa passagem por lá, almoçamos no Bar da Piscina. No menu, você encontra coquetéis, vinhos locais e aperitivos, além de opções saborosas para almoço, com opções que agradam a todos. Massas, sanduíches, saladas e pizzas – tudo feito na cozinha ao ar livre.
Vale ressaltar que os restaurantes da Masseria Torre Maizza são supervisionados por Fulvio Pierangelini, Diretor Criativo de Gastronomia da Rocco Forte Hotels.
O que pedimos por lá? Gaspacho de tomate com melancia, rainbow tomato salad (mozzarella com mix de tomates), club sandwich, massa do dia com mexilhões e um hambúrguer com batatas fritas francesas. Tudo muito delicioso!
Sem dúvidas, conhecer a Masseria Torre Maizza, apreciar as oliveiras milenares e almoçar no hotel foi uma das experiências mais incríveis da nossa viagem pela Puglia. Visite o instagram @masseriatorremaizza & saiba mais sobre este hotel espetacular!
Para conferir outras dicas da Puglia, clique aqui!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.