Fashionistando

Vitaminas que fortalecem a imunidade do seu organismo!

A imunidade contra vírus e bactérias está à mesa! Faça boas escolhas!

Estamos vivendo um momento em que cuidar da saúde é a prioridade máxima, principalmente pelo perigo de contágio do coronavírus. É por isso que o cuidado com a imunidade é de extrema importância, independente da idade. Sendo assim, que tal começar a prestar atenção em alimentos que podem favorecer a sua saúde de um jeito diferente?

Não resta dúvida de que uma alimentação balanceada é uma grande aliada. Proteína, frutas, legumes e verduras devem fazer parte da dieta diária. Mas, como saber escolher os que de fato são super alimentos e garantir que o organismo esteja bem nutrido e protegido contra fungos, bactérias e vírus?

O Dr. Paulo Lessa reforça que vitaminas e minerais (necessários para a nossa imunidade) não são produzidas pelo nosso organismo e precisam ser absorvidas por meio de uma alimentação equilibrada e suplementação (caso haja necessidade). Acompanhe as dicas práticas que o expert compartilhou para você conseguir manter o seu sistema imunológico forte:

– Evitar alimentos industrializados, assim como açúcares e o excesso de álcool

-Vitamina D: “Já é de conhecimento popular que a vitamina D tem um impacto muito importante na saúde dos ossos, mas o nutriente também pode influenciar a resposta imune do organismo”, afirma Paulo. Esta pode ser encontrada em alimentos gordurosos, como a gema do ovo, peixes, como sardinha, atum, queijos e, claro, a luz solar. Pelo menos 15 minutos de exposição ao sol (no horário adequado) são suficientes para ajudar o sistema imunológico a produzir essa vitamina, entretanto, em alguns casos é necessário a suplementação (somente com indicação do seu médico).

– Vitamina B9: Encontrada em frutas como: melão, laranja e maçã. E em vegetais como: brócolis, beterraba couve de Bruxelas e em leguminosas como o feijão branco. “Estudos indicam que a B9 é essencial para a manutenção das células Tregs, componentes que atuam na defesa do organismo”;

-Vitamina B6:Com participação em diversos processos metabólicos do corpo, a deficiência de vitamina B6 prejudica as reações imunes das células.” Algumas fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal, como a carne, principalmente de porco e ovos. Você pode encontrá-la também na banana, abacate, aveia e arroz integral.

-Vitamina A:A deficiência do nutriente está associada à redução da atividade de células que ativam anticorpos contra bactérias e antígenos que invadem o organismo.” Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. E outros, como cenoura, espinafre, manga e mamão.

– Outra dica para o aumento da imunidade é a prática de exercícios físicos. Musculação, Funcional, CrossFit, Bike, não importa, faça o que você preferir, mas não deixe de se movimentar. Desta forma, você estará cooperando com o seu organismo para se tornar cada vez mais resistente às ameaças externas.

– Também é importante manter uma rotina de sono adequada. Segundo a Associação Brasileira do Sono, dormir mal ou pouco pode afetar o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle do peso corporal, reduzir a imunidade e ainda aumentar o riscos de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão.

Viu como é importante se cuidar? Reforçamos que esta é o primeira lição da quarentena!

Imagens: Super Clube Fit / Opinião e Notícia

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.