A gravidez é um dos momentos mais desafiadores, belos e únicos da existência feminina. A gestação se resume em meses de mudanças, que não são apenas físicas.
Embora seja uma fase que carrega um mix de sentimentos para a futura mamãe, há muita poesia em vivenciar esse momento. Nosso conselho? Exercite a sua mente para focalizar em tudo o que é bom, puro e verdadeiro. Assim você terá um mindset infalível para curtir esse tempo de espera.
E já que cada gravidez é única, nada como ter registros belos e que tragam boas recordações desse período de espera. Por isso a gente afirma: você precisa fazer uma sessão de fotos durante a gestação! Apesar de vermos muita coisa feia por aí (há gosto para tudo), decidimos fazer um mini manual com dicas práticas para você acertar em todas as escolhas e garantir fotos lindas e atemporais. Anote aí:
1. Escolha do fotógrafo
Esta talvez seja uma das decisões mais importantes. Aproveite a facilidade das redes sociais para pesquisar o portfólio do profissional. Não descanse até encontrar a equipe que tenha sintonia com o estilo que você está buscando. As fotos que ilustram essa matéria são do expert Fernando Lutterbach.
2. Salve referências
Mais uma vez faça uso das redes sociais para buscar ideias e referências. Crie uma pasta no pinterest e/ou instagram e vá salvando inspirações que te agradam. Isso vai te ajudar a definir looks, poses e muito mais. Ah! Lembre-se de conversar com o seu fotógrafo antes da data de agendamento e envie essas referências para que vocês estejam em sintonia.
Lembre-se de pesquisar a previsão do tempo no dia das fotos, além dos cenários e trocas de roupa!
3. Luz Natural
Fotos estilo portrait em estúdio são lindas e clássicas, mas nada se compara a beleza de fotos feitas com luz natural, principalmente para quem não tem desenvoltura frente às câmeras. Explore janelas, espaço com área verde e tudo o que simbolize leveza. O fotógrafo Fernando Lutterbach é um defensor de clicks com luz natural e sempre explora ambientes com essa característica, o que garante um resultado poético e muito delicado ao trabalho.
4. Local
É fundamental conversar com o profissional escolhido para definição do melhor local para realizar a sua sessão de fotos. Ele vai analisar as referências que você salvar e terá uma noção do estilo de imagem que faz seus olhos brilharem.
A nossa grata surpresa para essas fotos foi conhecer a Casa Cenarium, através de uma sugestão da equipe Lutterbach. Localizada em um condomínio residencial em Nova Lima, a casa é completamente preparada para realização de fotos.
Por lá você pode explorar diversos ambientes e garantir imagens belíssimas. Os quartos são montados e os adornos de cada espaço garantem uma ambientação sofisticada e versátil. O fotógrafo Fernando Lutterbach se sentiu à vontade com as amplas janelas, que permitem a entrada de uma luz incrível para dentro dos cômodos.
Dica preciosa: Pense em conciliar as fotos em apenas uma locação. O deslocamento e a dificuldade para trocar de looks também deve ser levada em conta. Imagina você grávida, com um barrigão, fotografando no entorno da Lagoa da Pampulha (ou qualquer outro parque público) e tendo que trocar de roupa apertada dentro do carro? Cansativo, né? Priorize o seu conforto!
Na Casa Cenarium Lud explorou ao máximo os ambientes, sempre privilegiando a entrada de luz natural, desde o extenso jardim até o escritório com papel de parede preto. E as imagens falam por si!
5. Maquiagem e cabelo
Pense que você precisa se sentir maravilhosa, principalmente no dia das fotos! Vale a pena investir em uma produção de cabelo e maquiagem com uma equipe profissional. Mas fica o nosso alerta: opte pela naturalidade! Nada de sombra marcada, blush realçado e cílios de aspecto artificial. Você não pode se caracterizar em algo “fake”. Seja você, porém com umas pinceladas de um profissional!
Ludmilla optou pela competente equipe do Leo Batista Studio. Make delicada e iluminada + cabelos em uma escova modelada. Precisa de algo mais?
6. Roupas sem estampas e volume
Esse estilo de sessão não é para contar sobre as tendências da temporada – ou seja: faça escolhas que serão atemporais! As suas produções precisam valorizar a barriguinha, mas sem vulgarizar a sua imagem.
Tons neutros sempre são à prova de erros! Normalmente se fotografa três produções, mas você pode levar algumas de backup para o caso de sobrar tempo ou aconteça qualquer imprevisto. Pense em cada uma cuidadosamente! Não abra mão de ter um vestido midi justinho (preto ou listrado p&B), uma produção branca e outra com uma lingerie sofisticada. Se você não se sente à vontade em exibir a barriga, uma ótima sugestão é optar por alguma camisola longa elegante.
Se você quer algo mais moderno, o jeans pode ser uma ótima opção para o casal!
7. Dispense os sapatos
Se você também prefere essa pegada da naturalidade, observe que sapato não orna com o momento. Faça as fotos descalça! Isso vai disfarçar os possíveis pés inchados da gravidez e garantir leveza para a imagem, sem “brigar” com o restante da composição.
8. Dispense elementos
Coroa de flores, balões, escrito na barriga… Essas coisas já foram tão usadas que hoje estão ultrapassadas. Lembre-se que menos é mais! Basta você bem feliz exibindo a barriga com orgulho para ter imagens eternas e lindas, sem interferências para “poluir”…
9. Faça um álbum
Não caia na cilada da fugacidade da vida moderna, onde usamos fotos pra postar nas redes sociais e pronto. Não há nada mais gostoso do que sentar no sofá e ver um álbum de fotos! As imagens impressas retratam os momentos da vida de um jeito diferente e trazem uma nostalgia deliciosa… Não perca a oportunidade de registrar à moda “antiga” esse momento especial!
10. Sorria!
Faça fotos sozinha e também pense em algumas ao lado do seu marido. O papai também deve ser parceiro nesse momento! Lembre-se de utilizar a regra das cores básicas para os looks dele também, para buscar harmonia com os seus.
Gostou das dicas?
Special Thanks:
Fotos: Lutterbach Fotografia
Cabelo e maquiagem: Léo Batista Studio
Local: Casa Cenarium
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.