Fashionistando

4 passos para o batom durar mais tempo na boca

Sabemos que durante a pandemia muita gente deixou de lado o hábito de se maquiar. Além disso, quando precisa sair de casa, com o uso da máscara, as mulheres se concentram naquela parte do corpo que vai aparecer: os olhos!

Mas, uma coisa é fato: o batom é item importante em qualquer maquiagem. Seja para reunião online ou apenas para ficar em casa com a família, um batonzinho sempre cai bem. Afinal, ele traz vida para suas expressões e até mesmo um ar de saúde, né? Tira a palidez do rosto e garante uma corzinha especial.

Pensando nisso, que tal aprender 4 truques para que seu batom dure mais tempo e, assim, você não precise ficar retocando ao longo do dia? A instrutora do curso de maquiagem do Instituto Embelleze, Rosemeire Oliveira, preparou um passo-a-passo com dicas essenciais para aumentar a durabilidade do produto. Confira!

:: Antes de tudo

A boca é uma área de fácil ressecamento, principalmente em dias de inverno. Portanto, antes de pegar o batom, é importante aplicar hidratante nos lábios. Manter a hidratação ajuda a remover peles mortas e a evitar descamação – principal fator que colabora para a saída do produto dos lábios.

:: Uma base para o batom

A utilização de base ou pó translúcido ajuda a criar uma camada para receber o batom. Além de prolongar a fixação e disfarçar as linhas da boca, os produtos neutralizam o tom natural dos lábios e intensificam a cor que virá em seguida.

:: O famoso truque do contorno

Um lápis de boca da mesma cor que o batom, utilizado em movimentos firmes e precisos, ajuda a desenhar os lábios. A técnica é perfeita para quem tem dificuldade em aplicar o produto sem borrar, pois estabelece um limite de até onde a aplicação deve ir. Além de facilitar o processo, a dica ainda possibilita mudar o formato da boca, dando a ilusão de lábios mais grossos ou finos – basta desenhar os lábios acima ou abaixo das linhas originais.

:: Agora sim! O batom

O ideal para a aplicação do batom é utilizar um pincel especial para a boca, dessa forma utiliza-se a quantidade necessária do produto. Ao contrário do que muitos pensam, usar muitas camadas do batom não é sinônimo de alta durabilidade. Evitar o excesso faz com o produto se adeque perfeitamente a boca, aumentando tanto a fixação, quanto a sua duração.

Independente da quarentena, cuide da sua autoestima!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.