Fashionistando

Aprenda: pão de queijo de calabresa e pimenta biquinho

Que tal inovar a sua receita de pão de queijo? A tradicional iguaria mineira faz sucesso em qualquer lugar do mundo. Existem receitas de família, que atravessam gerações e também ganham algumas inovações. Não há quem resista a um pão de queijo recém-tirado do forno. Combina com café da manhã, lanche da tarde e momentos de comemoração. É incrível o quanto o pão de queijo está presente na vida da gente! E hoje você vai aprender uma receita que tem recheio de calabresa e pimenta biquinho. Mineiríssimo, né?

Se você também curte um delicioso pão de queijo, que tal surpreender a família na quarentena com uma receita nova? Quem compartilhou com a nossa equipe foi o Chef Henrique Escábia. Mãos à obra?

Tempo de Preparo: 1h20min
Rendimento: 20 unidades
Utensílios: Liquidificador/mixer, ralador, forminhas empada alumínio/silicone, concha, xícaras de medida, concha e espátula de silicone.

Ingredientes
340g ou 3 xícaras de chá de Polvilho azedo
200ml ou 1 xícara de chá de Óleo de soja
200ml ou 1 xícara de chá de Leite
3 Ovos
60g ou 1/3 xícara de chá de Patê de Pimenta Biquinho
90g ou 1 xícara de chá de Queijo ralado Meia Cura
60g ou ½ xícara de chá de Calabresa/paio moída/ralada
50g de Manteiga para untar
1 pitada de Sal

Modo de Preparo

  1. Coloque no liquidificador o óleo, leite, os ovos, o sal e metade do polvilho. Comece a bater e vá acrescentando o restante do polvilho azedo e metade do queijo ralado. Se for utilizar o mixer, coloque tudo em uma vasilha redonda média e bata até ficar homogêneo.
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte as forminhas com manteiga.
  3. Misture à massa base o restante do queijo ralado, o patê de pimenta biquinho e a calabresa. Misture bem até que fique homogêneo.
  4. Coloque a massa nas forminhas untadas apenas para cobrir o fundo da forma – aproximadamente ¼ da altura (a massa cresce bastante, se colocar muito pode vazar).
  5. Leve ao forno por 40 minutos ou até que cresça na altura da borda da forminha e fique dourado.
Ótima opção para o seu lanche da tarde!

Dica: Caso goste que o pão de queijo fique mais oco por dentro, as formas menores são melhores opções, mas se prefere um pão de queijo mais fofinho, coloque em formas maiores e mais altas.

Retire das forminhas e sirva quente acompanhado de cream cheese, requeijão ou creme de ricota. Para arrematar, basta preparar aquele cafezinho coado na hora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.