Fashionistando

Conheça os benefícios da vitamina C

Muita gente consome vitamina C pensando nas vantagens para o sistema imunológico, mas ela serve para muitas outras coisas. Também conhecida como ácido ascórbico, ela é importante para a formação dos vasos sanguíneos, da cartilagem, dos músculo, do colágeno dos osso. Não sabia, né? Antioxidante, a vitamina C melhora a imunidade, a pele, o humor e ainda evita problemas oftalmológicos e derrames.

A ação antioxidante da vitamina C protege as células contra os efeitos dos radicais livres, que podem favorecer o surgimento de algumas doenças. Outra função importante e que a gente gosta bastante da vitamina C é que ela evita o envelhecimento da pele. O elemento é essencial para a produção natural de colágeno, que combate o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

“A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, participa no processo de cicatrização das feridas e é essencial na síntese de colágeno”, explica a nutricionista Priscila Stephane.

Crédito: https://pixnio.com/

Tá tudo muito bom, mas é necessário ter cuidado ao consumir vitamina C. Para que o corpo adulto receba todos os benefícios é recomendado ingerir 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres.

“Superdosagens acima de 10g pode causar mal-estar como diarreia, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça devido ao fato dessa vitamina ser absorvida no intestino. Pelo fato de ela ser hidrossolúvel e nosso corpo não conseguir armazená-la não existe uma hipervitaminose, os excessos de vitamina C são eliminados na urina”, alerta Priscila.

Para não exagerar no consumo, dê preferência para os alimentos ricos em Vitamina C. E são várias opções:

  • Frutas cítricas: laranja, tangerina, kiwi e goji berry – maior fonte conhecida de vitamina C
  • Frutas vermelhas: morango, acerola, goiaba
  • Batatas, tomates, pimentões, brócolis, repolho, espinafre, couve de bruxelas
Crédito: https://www.flickr.com/photos/marufish/

A nutricionista explica que a quantidade que precisamos de vitamina C é encontrada nos alimentos e alerta que toda suplementação deve ser prescrita por um profissional habilitado.

“Os seres humanos não são capazes de sintetizar a vitamina C. Sendo assim, é fundamental obtermos essa vitamina através da alimentação, incluindo frutas cítricas como limão, laranja, acerola, morango, brócolis, pimentão, salsa e couve. A necessidade diária recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo não é alta e conseguimos obter através da dieta tranquilamente. Para termos uma ideia, uma laranja te ofertará cerca de 70mg de vitamina C. Desta forma, se incluirmos 1 ou 2 opções dos alimentos acima, com certeza já consumiremos as quantidades diárias necessárias de vitamina C. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, doses ainda mais elevadas são necessárias”, destaca a nutricionista.

Agora que você já sabe como a vitamina C faz tão bem para o nosso organismo, que tal incluir mais desses alimentos na sua rotina?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.