Certamente, você já passou por isso: ao procurar por uma roupa para um casamento, depara-se com um elegante vestido creme ou cor marfim. Contudo, surge a dúvida: irá competir com o vestido da noiva? Será que ela se importará? E os outros convidados? Enquanto alguns acreditam que não há problema algum em usar branco em casamento, outros prontamente afirmam que é uma má ideia.
Para compreender os dois pontos de vista, é necessário contextualizar a tradição do vestido branco: a origem do vestido branco de noiva é controversa, mas sua popularidade remonta ao século XIX com a rainha Victoria, do Reino Unido, que escolheu um modelo completamente branco, repleto de rendas e véu. Além disso, com a determinação da rainha de que ninguém, exceto suas damas, deveria vestir branco, a exclusividade dessa cor para as noivas tornou-se uma tradição consolidada.
Apesar de anos que se passaram, esse costume ainda é muito comum e aplicado pelas noivas. Mas ainda é uma regra?
A empresária e apresentadora norte-americana, Martha Stewart, consultou oito organizadores de casamento de diversas regiões do país em seu blog para obter opiniões imparciais sobre o assunto.
Christiane Lehman, organizadora de casamentos da Truly You Events, expressa a opinião de que usar branco já não é mais um tabu. Segundo o Instituto Emily Post, que oferece orientação sobre etiqueta, é aceitável que um convidado use branco, desde que não desvie a atenção da noiva ou suas damas.
Leah Weinberg, da Color Pop Events, e Megan Seaton, da Molly Mae Events, concordam que usar branco em um casamento é aceitável apenas em situações específicas, como quando solicitado pelos noivos ou quando faz parte do tema da cerimônia. Myriam Michel, da M&M Elite Events, enfatiza a importância do bom senso e respeitar as preferências dos noivos, alertando que se não estiver mencionado no convite, é melhor não arriscar.
Embora algumas discordâncias existam, a maioria concorda que, se optar por usar branco, é aconselhável selecionar peças que não entrem em competição com o vestido da noiva. Brandi Hamerstone da All Events Planned destaca a importância de respeitar a tradição e abster-se de qualquer aparência de ‘querer ser uma segunda noiva’. Os especialistas recomendam evitar peças totalmente brancas, penteados extravagantes, vestidos longos ou volumosos, e adicionar cor e brilho com acessórios.
O dia é da noiva e a atenção deve ser toda dela. Por isso, evite situações constrangedoras, inspiradas até mesmo em filmes como ‘A Sogra’ (2005), onde a personagem usa branco para chamar a atenção no casamento.
Conta para a gente, qual é a sua opinião sobre convidados usando branco em casamentos?
Confira também algumas inspirações de vestidos para as convidadas, com os looks usados no casamento de Marcella Tranchesi.
Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…
Marca mineira retorna às suas origens para comemorar uma década de existência
A moda mineira é uma potência. Desde os anos 80, na época do Grupo Mineiro…
Montar um look incrível vai além de combinar cores, estampas e texturas. Seja nas produções…
Tratamentos de última geração com acompanhamento nutricional em até 10x!
A melhor do mundo se consagra agora como a atleta fashionista do Gram Slam
Ver Comentários
Nossa, muito interessante essa matéria. Amei ❤️