Fashionistando

Semana de Alta-Costura: Destaques e Principais Tendências

Foi encerrada na última quinta, 25, a semana de Alta-Costura Verão 2024 que foi marcada por desfiles inovadores e ousados

Com duas edições anuais, a semana de alta-costura é uma das mais esperadas pelos amantes da moda. Ao longo de quatro dias, trinta desfiles foram apresentados, destacando-se a tradicional abertura da temporada pela Schiaparelli. Em seguida, os desfiles das grifes veteranas Chanel, Dior, Armani Privé, Valentino e Fendi. Além disso, as grandes expectativas da temporada estavam com a coleção de Jean Paul Gaultier, assinada por Simone Rocha, o terceiro desfile de alta-costura de Robert Wun e o encerramento da semana com a Maison Margiela.

Schiaparelli: conexão entre passado e presente

O desfile de alta-costura da Schiaparelli, intitulado “Schiaparalien” e criado por Daniel Roseberry, destacou-se pela conexão entre passado e presente. Utilizando elementos tecnológicos obsoletos, como calculadoras e CDs, Roseberry não apenas criou looks virais, mas também proporcionou um espetáculo visual extraordinário.

Peças do desfile Schiaparelli que utilizam elementos tecnológicos.
Schiaparelli Alta-Costura Verão 24

Apesar da morte de Elsa Schiaparelli em 1973, o estilista brinca com a ligação da alta-costura às raízes históricas. Equilibrando tradição e inovação, destacam-se elementos como a adaptação inesperada de calças nos desfiles. A ênfase está na construção surrealista e silhuetas exageradas, com jaquetas, decotes extravagantes, saias balonê, plumas de madrepérola que cobrem todo o corpo e referências ao espaço, universo cowboy e BDSM, oferecendo uma abordagem ousada e contemporânea. A coleção ressignifica os códigos de Elsa Schiaparelli, explorando temáticas ousadas, resultando em uma experiência provocativa e inovadora.

Peças do desfile Schiaparelli
Schiaparelli Alta-Costura Verão 24

Grifes veteranas: elegância e inovação

Os desfiles das grifes veteranas da alta-costura para o verão 2024 destacam-se por suas abordagens distintas, revelando tendências e inovações notáveis. Na Dior, Maria Grazia Chiuri, optou por uma estética mais discreta, reintroduzindo estruturas rígidas e colaborando com Isabella Ducrot para explorar a importância do trabalho manual único na alta-costura. Por outro lado, a Chanel, sob a direção de Virginie Viard, homenageou a tradição da Maison com uma inspiração no balé, apresentando uma coleção delicada, fluída e fresca, reinterpretando a ultra feminilidade com toques de fantasia e atrevimento.

Peças dos desfiles da Dior e da Chanel Alta-Costura Verão 24
Dior e Chanel Alta-Costura Verão 24

Giorgio Armani surpreendeu com a coleção Armani Privé, mesclando formas estruturadas dos anos 1950 a elementos fluidos, introduzindo transparências e decotes, enquanto Valentino, com a coleção Le Salon, proporcionou uma gama diversificada de opções, desde looks masculinos até vestidos de red carpet, celebrando a experimentação desde a liderança de Pierpaolo Piccioli, em 2016. Destaca-se o uso inovador de tecnologia na criação de texturas pela Fendi, sob a direção dos designers Kim Jones, Delfina Delettrez e Silvia Venturini Fendi. Isso ofereceu uma releitura futurista inspirada em Karl Lagerfeld, com soluções ousadas que fazem referências ao shibari e franjas de tecidos finos simulando plumas, evidenciando a diversidade e criatividade da alta-costura contemporânea.

Peças dos desfiles da Valentino e Fendi Alta-Costura Verão 24
Valentino e Fendi Alta-Costura Verão 24

Jean Paul Gaultier: fusão da ultrafeminilidade e ousadia

O desfile de alta-costura da Jean Paul Gaultier para o verão 2024, sob a interpretação de Simone Rocha, destaca-se pela fusão entre a ultrafeminilidade subversiva de Rocha e os códigos clássicos do icônico estilista francês. Enfatizando a tendência atual de ultrafeminilidade, a designer incorpora laços, pérolas, rendas e tules, transmitindo uma estética coquette que é uma característica de suas peças.

Peças desfiladas por Jean Paul Gaultier Alta-Costura Verão 24
Jean Paul Gaultier Alta-Costura Verão 24

No desfile, a conexão entre a sensibilidade de Rocha e a veia revolucionária de Gaultier é evidente. Reinterpretando clássicos como o sutiã cônico, as camisetas listradas e os caps com um toque de sua própria estética. A coleção apresenta elementos inesperados, como costas nuas, tênis esportivos e plataformas transparentes. Isso traz uma releitura aos símbolos tradicionais da alta-costura.

Peças desfiladas por Jean Paul Gaultier
Jean Paul Gaultier Alta-Costura Verão 24

Robert Wun e Maison Margiela: espetáculos na passarela

O segundo desfile do designer Robert Wun destacou-se por sua abordagem ousada e influências cinematográficas de filmes de terror. Wun, conhecido por sua estética única, trouxe à passarela a atmosfera desses filmes, proporcionando uma experiência singular à alta-costura.

Peças desfiladas por Robert Wun
Robert Wun Alta-Costura Verão 24

Por outro lado, o aguardado desfile da Maison Margiela, sob a direção de John Galliano, encerrou a semana de alta-costura de maneira grandiosa. A atmosfera chuvosa e o cenário de um bar na ponte Alexandre III adicionaram drama à apresentação. O destaque foram as peças acinturadas, com aumento dos quadris, texturas e transparência, com criações que variaram de roupas feitas de mantas de cobertor a elementos de fetiche. As criações, fundidas com o cenário e a atuação das modelos, contribuíram para uma experiência envolvente e que reforça a moda como uma forma de arte.

Peças desfiladas por Maison Margiela
Maison Margiela Alta-Costura Verão 24

Com o fim da semana de alta-costura, podemos observar fortes tendências para ficarmos de olho além das roupas. As principais tendências de beleza da temporada foram o coque estrutural; laços de cabelo; pele iridescente; aplicações 3D; iluminador colorido; lábios cherry e esfumado bordado.

Qual desfile foi o seu favorito?

Você sabe o que é ALTA-COSTURA?

Confira também acessórios para dar um glow no seu penteado e entre na trend da ultrafeminilidade!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glauber Meirelles

Lívia, lendo o texto consegui me transportar imediatamente para os desfiles, que maestria na escrita, PARABÉNS..!

Maria Carolina

Amei o texto, muitoo bom! Pra mim o melhor desfile foi o da Margiela