O inverno chegou e é a hora de cuidar da saúde. Problemas respiratórios se tornam mais comuns – e no momento que estamos não dá para baixar a guarda, né? É por isso que o assunto imunidade ganha tanto destaque. E como somos expostos diariamente a vírus e bactérias, é importante que o nosso sistema imunológico esteja preparado para defender o nosso corpo desses “ataques invisíveis”.
E grande parte dessa defesa pode vir através de uma boa alimentação. A nutricionista Karine Paratela esclareceu como a máquina humana funciona nesse combate a doenças: “existem dois tipos de imunidade: A inata ou natural e a adquirida ou adaptativa. A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo. Nascemos com essa proteção. A pele, os cílios, mucosas, tosse, espirro, febre, acidez estomacal, bactérias intestinais (microbiota), plasma sanguíneo (células brancas) como linfócitos, leucócitos, neutrófilos, monócitos e macrófagos exemplificam a barreira de defesa automática inicial do organismo”. Ou seja: é o que já nasce com você!
Já a imunidade adquirida (ou adaptativa), é aquela que se desenvolve no percurso da vida, sempre que entramos em contato com os microrganismos invasores: “nesse momento ativamos a cascata inflamatória e consequentemente produzimos e liberamos anticorpos”, explica Karine.
Doenças, alguns medicamentos e principalmente o desequilíbrio da disponibilidade de nutrientes, podem contribuir para uma disfunção do sistema imunológico causando a baixa imunidade.
Procure ajuda médica e/ou nutricional se notar cansaço frequente, infecções de repetição, queda de cabelo persistente, unhas fracas, pele seca, alteração brusca de peso, falha de memória e concentração, alterações digestivas e intestinais.
Para um sistema imune robusto e capacitado é necessário melhorar o estilo de vida no que diz respeito a cuidados com alimentação e ao funcionamento do corpo em geral.
A condição do estômago e do intestino, por exemplo, pode ser decisiva para adoecer ou curar um indivíduo. Essa saúde gastrointestinal depende do equilíbrio da colônia de microrganismos presente no intestino chamada microbiota ou flora e responsável pelo controle da proliferação de bactérias perigosas à saúde.
Karine é pós-graduada em nutrição humana e fitoterapia, e estuda diariamente a relação importante entre saúde e alimentação. Ela listou 10 atitudes para você fortalecer o seu sistema imunológico:
A nutricionista ainda deixou uma receita de suco poderoso, excelente para a imunidade e que pode ser usado no inverno ou em tratamento de viroses respiratórias: “bata cenoura, agrião e romã”, ensina.
Todos os dias a ciência comprova e reforça a relação dos hábitos alimentares e o reforço imunológico reduzindo o risco de doenças crônicas e tratamento de enfermidades. Karine nos fez refletir com uma frase de Hipócrates, dita há mais de 2400 anos: “Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser o teu alimento”. Pura sabedoria, né?
Não resta dúvida que o equilíbrio na dieta é um dos motivos que nos permite desfrutar da longevidade e com mais qualidade. Escolha um estilo de vida saudável e viva bem com você!
Imagens: reprodução
Clássicas, elegantes, versáteis e atemporais, as pérolas acompanham a evolução da moda desde a antiguidade,…
Marca mineira retorna às suas origens para comemorar uma década de existência
A moda mineira é uma potência. Desde os anos 80, na época do Grupo Mineiro…
Montar um look incrível vai além de combinar cores, estampas e texturas. Seja nas produções…
Tratamentos de última geração com acompanhamento nutricional em até 10x!
A melhor do mundo se consagra agora como a atleta fashionista do Gram Slam