Depois de ensinar por aqui como fazer uma legítima pizza italiana, a Chef Lu Fraga compartilha hoje uma nova receita: uma torta de amêndoas sem glúten!
“Essa base de torta é deliciosa, inclusive salgada – se não adicionar o açúcar. A massa confere um sabor especial já que utiliza a farinha de amêndoas, que eu amo usar, já que sou intolerante ao glúten. O recheio fica a seu critério. Eu escolhi rechear com beijinho”, explica a Chef.
Para fazer a Torta de Amêndoas sem glúten você vai precisar de:
- 2 xícaras farinha de amêndoas
- 1/2 xícara açúcar (ou 1/3 xícara de adoçante como Xylitol)
- 1/4 xícara manteiga em temperatura ambiente
- 1 ovo
- 1/2 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha
- 1/4 colher de chá de sal
COMO FAZER: Pré-aqueça o forno a 180 graus C. Forre o fundo de uma forma de torta redonda de 23 cm com papel manteiga ou unte bem com manteiga.
Em uma tigela, misture a farinha de amêndoas, o açúcar ou adoçante e o sal. Junte a manteiga derretida, a baunilha e o ovo, até incorporar bem. A massa fica bem úmida. Continue mexendo até que fique homogêneo e não sobrar o seco da farinha de amêndoa. Como alternativa, você pode usar um processador de alimentos para misturar tudo.
Pressione a massa no fundo da assadeira preparada. Faça furos na superfície com cuidado usando um garfo, para evitar bolhas. Asse por 15-20 minutos, até dourar levemente.
E o recheio de beijinho?
Você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 150g de coco
- cardamomo
- 1 colher de sopa de manteiga.
Após a massa fria, adicione o beijinho. “Decorei com frutas fatiadas frescas já que, na Suíça, onde vivo, é verão e desejamos sobremesas com frutas frescas. Para finalizar, decorei com flores secas dos alpes Suíços. Ficou maravilhosa!”, finaliza.
Infelizmente você não vai encontrar “flores secas dos alpes Suíços” aqui em Belo Horizonte. Mas, use a criatividade e decore sua torta com os produtos que temos disponíveis!
Se fizer a receita em casa, publique no instagram e marque o @fashionistando e a @cheflufraga!
Para mais receitas e dicas de turismo gastronômico, siga a Chef Lu Fraga!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.