Beleza

Confira nove alimentos para reforçar o sistema imunológico

Com a vacinação a todo vapor, os cuidados não podem parar. Além das máscaras e higienização constante das mãos, uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter uma boa imunidade. Segundo Bettina Del Pino, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, as vacinas criam os anticorpos necessários para o combate à covid-19, mas para ajudar a manter o sistema imunológico saudável, existem alguns alimentos que são fundamentais neste processo.

“Alimentos ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios são importantes para que o organismo fique ainda mais forte. Alguns nutrientes se destacam para ajudar a afastar infecções, como vitamina C, ferro e zinco, por exemplo”, explica Bettina Del Pino. A profissional aconselha ainda o consumo de pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes diariamente.

Confira alguns alimentos que não podem faltar na dieta e que agem como reforço à imunidade.

Carnes magras (peixe e frango): contêm vitamina B12 e contribuem para a formação das células sanguíneas. O ferro é necessário para ajudar os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio. O zinco, por sua vez, é exigido pelo organismo para a síntese do DNA e auxilia no sistema imunológico. Já as proteínas são fundamentais para a manutenção da massa muscular e o desenvolvimento dos músculos.

Cúrcuma: rica em antioxidantes, pode auxiliar no combate de resfriados e gripes, fortalece a flora intestinal, estimulando o bom funcionamento do sistema imunológico.

Alho: altamente nutritivo, tem propriedades antibacterianas, ajudando a afastar infecções. Também contribuiu para a melhora da imunidade reduzindo a pressão arterial por conta do magnésio em sua composição.

O gengibre possui efeito termogênico

Gengibre: Possui ativos descongestionantes, expectorantes e digestivos. Diminui os sintomas de gripes, tosses, gases e dores estomacais. Além disso, é utilizado para amenizar as náuseas relacionadas à gravidez. Possui efeito termogênico, podendo ser um aliado ao emagrecimento.

Azeite: possui propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, e protege o cérebro.

Vegetais verde escuros: possuem vitaminas e minerais (como ferro, ácido fólico, vitamina C) e boa quantidade de fibras e fito químicos que podem auxiliar a fortalecer a imunidade e proteger o corpo de doenças.

Frutas vermelhas são ricas em antioxidantes

Frutas vermelhas: por serem ricas em antioxidantes, são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce. Também são fontes de fibra, exercendo papel fundamental no funcionamento do intestino.

Chocolate com alto teor de cacau: é responsável pelo combate e prevenção de doenças cardiovasculares além de aumentar a concentração e saúde do cérebro.

Além de uma alimentação balanceada, existem outras maneiras de melhorar a resposta imunológica, adotando hábitos simples, como:

– Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;

– Fazer exercícios físicos;

– Dormir 8h por noite.

Anotou? Inclua estes alimentos na sua rotina e conquiste saúde!

Este não é um publieditorial. Reproduzimos o release enviado pela assessoria de imprensa por entender a importância desta informação.

Fabíola Paiva

Posts Recentes

BH tem a sua “Cidade Junina”!

Programação completa toda sexta, sábado e domingo até 30/07!

6 horas atrás

Sopa de tomate para aquecer os dias frios!

Receita fácil, saborosa e rápida!

3 dias atrás

Quentinha no frio: jaqueta PUFFER!

Sobreposição perfeita para este inverno, com dose extra de estilo. Aposte nessa tendência!

4 dias atrás

Aprenda: Fricassê de Palmito!

Prato saboroso e super prático para agradar toda a família!

4 semanas atrás

10 dicas para aumentar sua imunidade

Você sabe como aumentar sua imunidade? Segundo a nutricionista Priscila Zambelli, que compartilha seu conhecimento…

4 semanas atrás

Receita: Fricassê de Palmito

Friozinho pede uma receita quentinha e gostosa, né? Já ensinamos por aqui como fazer um…

4 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!