Fashionistando

Receita: Como fazer Pão de Mel

Todo mundo adora saborear um delicioso pão de mel, né? É por isso que decidimos compartilhar por aqui essa receita especial da Harald, marca líder em chocolates e coberturas no Brasil.

Para quem não sabe, o pão de mel tem origem Russa e, no século IX, era chamado de ‘pryaniki’. Inicialmente era produzido com uma mistura de mel, farinha e suco de frutas. Posteriormente, começaram a ser usadas especiarias como canela, nozes e gengibre. Entre os séculos XVII e XIX, a receita se popularizou e ganhou a adição de chocolate, além de outros ingredientes!

Receita de Pão de Mel

Você vai precisar de:

Massa:
1 ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo (240 g)
⅓ xícara (chá) de Chocolate em Pó 50% Melken (45 g)
1 xícara (chá) de açúcar mascavo (130 g)
2 colheres (chá) de fermento químico em pó (7 g)
1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (chá) de noz-moscada
2 ovos
¾ de xícara (chá) de leite (185 ml)
½ xícara (chá) de mel (125 ml)

Calda:
¼ de xícara (chá) de mel (63 ml)
¼ de xícara (chá) de água (63 ml)

Banho e decoração:
400g de Cobertura Fracionada Top Avelã
¼ de xícara (chá) de Granulé ao Leite Melken (50 g)
Pó cintilante comestível

Material:
Forminhas de pão de mel de 5 cm de diâmetro
Papel-manteiga

Como fazer?

Massa: Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo e o chocolate em pó. Acrescente o açúcar mascavo, o fermento e as especiarias. Em outra tigela, misture ovos, leite e mel. Acrescente os líquidos aos secos e misture bem até obter uma massa homogênea. Unte e enfarinhe as forminhas e adicione 25 g de massa em cada forma. Leve ao forno pré-aquecido a 170 °C por cerca de 15 minutos. Quando assados, remova os pães de mel das forminhas e disponha em grade para esfriar completamente. Acerte os topos e reserve.

Calda: Misture o mel com a água. Umedeça cada pão de mel com a calda e reserve.

Banho e decoração: Derreta o Top Avelã. Com a ajuda de um garfo, mergulhe os pães de mel na cobertura e dê leves batidas para retirar o excesso. Coloque sobre papel-manteiga e leve à geladeira por 10 minutos ou até que a cobertura esteja seca. Misture o Granulé com pó cintilante, até que fique tingido. Coloque cobertura em um cone de papel-manteiga e, com ele, pingue uma pequena quantidade de cobertura derretida para fazer um caminho. Sobre ele, dispostos os confeitos. Leve à geladeira para secar, retire, embrulhe em saquinhos de celofane e amarre com uma fita.

Variações: Para pães de mel recheados, faça um brigadeiro gourmet usando a cobertura Top Avelã. Em uma panela, misture 125 g do produto e meia lata de leite condensado (197 g). Cozinhe em fogo médio até atingir ponto de brigadeiro mole. Deixe esfriar e transfira para o saco de confeitar para rechear seus pães de mel, utilizando 12 g de recheio para cada um.

Delícia, hein? Que tal fazer hoje mesmo? Obrigada pela receita, Harald!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments