Fashionistando

Receita para o Natal: Batata doce assada com noz pecan e maple syrup

Que tal inovar no cardápio da noite de natal este ano? A Chef Lu Fraga está de volta por aqui e irá compartilhar uma receita saborosa e super diferente, perfeita para você servir durante a ceia de natal.

“Essa é uma receita deliciosa, super tradicional nos Estados Unidos. Ela é um acompanhamento comum durante o Thanksgiving ou o Natal”, conta a chef que já morou nos EUA e que, atualmente, vive na Suíça.

“Particularmente eu gosto muito, pois a batata doce é assada com casca e, por isso, todo açúcar natural dela se carameliza enquanto assa”, explica.

A Chef Lu Fraga explica que é um excelente acompanhamento para uma carne ou ave – ou seja, pode comer com chester, viu? “Existem variações dessa receita com ingredientes fora do comum, onde até marshmallow é usado. Eu gosto da versão mais saudável! Para finalizar, utilizo a noz pecan tostada e um pouco do maple syrup, ingredientes que elevam essa receita para um outro patamar”, finaliza.

Você vai precisar de:

4 batatas doce grande (branca ou laranja)
50g manteiga
Sal a gosto
100g noz pecan ou nozes
80-100ml maple syrup Canadense

Como fazer?

Lave bem as batatas. “Eu usei duas brancas (a variedade mais comum no Brasil) e duas laranjas (a variedade mais comum nos EUA e na Europa). Originalmente apenas a variedade laranja é usada, porém se não encontrar, o sabor com a branca funciona bem”.

Lave bem as batatas e depois leve ao forno alto por aproximadamente 1h

Asse a batata lavada com casca no forno a 200 graus por aproximadamente 45min a 1h dependendo do tamanho. Uma vez que ao espetar uma faca a batata está bem macia, tire do forno, corte as duas pontas e cuidadosamente retire a casa que sai facilmente.

Amasse com a manteiga e sal a gosto | Toste as nozes em uma frigideira

Amasse com a manteiga e sal a gosto. Toste as nozes em uma frigideira, panela ou no forno (sendo mais difícil controlar o ponto no forno). “Eu amo a variedade Pecan, porém qualquer tipo de nuts funciona bem, ok?”.

Bom apetite!

Adicione os nuts sobre o purê e um fio do maple syrup. Essa receita, quando servida com uma carne assada suculenta, é maravilhosa!

Dica da Chef: caso não encontre o maple syrup, substitua por mel.

Para mais receitas e dicas de turismo gastronômico, siga a Chef Lu Fraga!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.