O steak tartare é famoso mundo afora e inspira a criação de outras combinações. Para quem não conhece, a tradicional receita é um prato de carne de vaca crua e finamente picada, misturada com vários condimentos. Mas se você é do time dos veganos e não abre mão de uma alimentação saudável e colorida, esse post é para você! Desenvolvida pela influenciadora Patricia Helú, especialista em alimentação saudável e vegana, você vai aprender a fazer um saboroso “Tartar de Cenoura”.
E fica a dica: para agregar sabor, faça a receita com dois ou três dias de antecedência. Se bem armazenado em potes de vidro, chega a durar três semanas.
Confira o passo a passo:
INGREDIENTES:
- 6 cenouras médias (500g) em cubos pequenos;
- ¼ de uma beterraba em cubos pequenos;
- 1 colher de sopa de Pasta de Castanha Original (indicamos a “A Tal da Castanha”);
- ½ colher (chá) de páprica defumada;
- 6 colheres (sopa) de ketchup artesanal;
- 4 colheres (sopa) azeite;
- 2 colheres (sopa) de mostarda dijon;
- 15 espirradas de spray de fumaça líquida;
- 12 a 20 gotas de tabasco;
- 10 giros do moedor de sal negro;
- 3 colheres (sopa) cebolinha-francesa;
- Pimenta-do-reino a gosto.
MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 180ºC . Tempere os cubinhos de cenoura e beterraba com azeite, sal e pimenta-do-reino. Disponha em uma assadeira pequena e deixe-os próximos uns dos outros, para não secar, tampe bem para não sair o vapor e asse até estar bem macio. Deixe tampado até a hora de moer, para não esfriar.
Tire qualquer líquido que tiver sobrado e passe a cenoura e beterraba em um moedor de carne. Se sobrar algum pedaço maior, passe novamente. Coloque em um bowl e tempere ainda morno com os demais ingredientes, mas reserve a cebolinha para a finalização.
Deixe o tempero curtir por pelo 4 horas na geladeira, se possível deixe três dias — quanto mais, melhor!
MONTAGEM:
Para a finalização, use um aro de metal (cortador) para facilitar a montagem. Caso não tenha um, coloque no prato e modele com ajuda de um garfo até formar o tartar. Passe o garfo sobre ele para dar uma textura mais rústica.
Se optar por servir como entrada, monte no centro do prato e finalize com azeite, sal negro, pimenta-do-reino e cebolinha. Como prato principal, coloque-o na lateral do prato, tempere com azeite, sal negro, pimenta-do-reino e cebolinha e sirva ao lado as batatas rústicas e, num potinho pequeno, a maionese. Enfeite com um galho inteiro de alecrim.
Bom apetite! Que tal arriscar na cozinha?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.