Fashionistando

Você sabe o que é o Hamam, o tradicional banho turco?

Uma das coisas que mais gerou curiosidade quando começamos a planejar uma viagem para a Turquia, foi o tal do banho turco. Pesquisamos muito na internet em busca de informações sobre o Hamam, afinal é algo totalmente inusitado para nós, brasileiros. E mesmo com muitas pesquisas, não encontramos informações tão claras e explicativas como gostaríamos. Então, esta é a função deste post: explicar o passo-a-passo do famoso banho turco.

Como já contamos nesta matéria, ficamos hospedadas no excelente Ramada Plaza by Wyndham Istanbul City Center. O hotel possui um SPA impecável, com salas de massagem e tratamento corporal. E além disso, ele também possui um espaço dedicado exclusivamente para o Hamam. Tivemos a nossa experiência de banho turco lá!

COMO FUNCIONA O HAMAM?

Sauna seca do Ramada Plaza Istanbul

Mulheres usam biquíni, homens usam sunga. Assim que você chega, eles oferecem uma espécie de canga, para você amarrar por cima do biquíni. Em seguida, você vai para a sauna a vapor. Fica 5 minutos na sauna. Logo depois, você vai para a sauna seca (que por sinal é MARAVILHOSA) e fica por mais 5 minutos. Qual o objetivo deste momento? Abrir os poros e “amolecer” sua pele para facilitar a esfoliação e eliminação da pele morta.

Após este momento, você vai para a sala especial de Hamam. Toda em mármore, a sala esbanja luxo e opulência. E é ali que a mágica acontece! Você deita com a barriga para cima e a pessoa começa a te dar um banho. Mas, calma! É como uma massagem, uma hidratação corporal, não é nada invasivo. O time do Ramada Plaza Istanbul é formado por várias mulheres de Bali. E quer saber? A massagem delas é incrível!

Sala de Hamam – Muito luxuosa!

O primeiro passo do banho turco é a esfoliação corporal. Ela esfolia o seu corpo todo, frente e costas, dos pés até o pescoço. Após a esfoliação, ela enxágua com água morna. Você não faz nada, apenas recebe este cuidado. Em seguida, é feito uma hidratação com óleos essenciais e uma massagem caprichada (lembrando que é sempre frente e costas). Após a massagem, o banho: com a espuma mais macia que a gente já sentiu na vida. Eles usam uma técnica (foto), que deixa a espuma muito leve e o toque na pele é incrível!

Após o banho de espuma, mais uma vez eles enxáguam seu corpo com água quentinha. Para finalizar o banho, eles lavam seus cabelos! Sim, eles lavam o seu cabelo com shampoo e tudo mais que você tem direito.

Podemos afirmar que o Hamam foi a melhor experiência relaxante que já vivemos. Não sabemos comparar com outro lugar, mas o do SPA do Ramada Plaza by Wyndham Istanbul City Center é realmente fabuloso!

Se estiver com viagem marcada para Istanbul, por favor, não deixe de desfrutar desta maravilha. Agende seu horário pelo site do Ramada Plaza Istanbul!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.