Fashionistando

6 Capas de revistas que documentam a pandemia – e emocionam !

Com a pandemia do covid-19, o mundo precisou se reinventar. E um exemplo bem claro disso está estampado nas capas de revistas. Esse é um veículo que, durante esse capítulo histórico que juntos estamos escrevendo, tem reforçado sua relevância e recuperado a atenção do público.

Se por muito tempo, a revista foi vista como um meio falido, com praticamente data marcada para acabar de vez, hoje ela tem se mostrado extremamente importante para documentar esses tempos estranhos. Daqui a alguns anos, elas serão o registro físico dessa parte da História da humanidade. E elas sabem disso.

Não é a toa que, a cada início de mês, desde que o coronavirus começou a se alastrar pelo mundo, as bancas de jornais têm sido tomadas por capas cada vez mais criativas sobre o assunto. Muitas delas, devemos dizer, chegam a emocionar. E veja bem: para isso, não é preciso nem muitas palavras. Em uma delas, sequer imagem foi necessário.

Já falamos aqui sobre a histórica capa da Vogue Itália que, pela primeira vez, foi publicada totalmente em branco. Emblemático e cheia de significados. Mas ela não foi a única que deixou o seu recado.

Fizemos uma seleção de capas que, de diferentes formas, inovaram ao abordar um assunto que tem atingido todo o mundo, não importa em que grau seja. Confira e escolha sua preferida:

1. Vogue Portugal

Ao divulgar essa capa em seu Instagram, a Vogue Portugal disse: “uma imagem não vale só mais que mil palavras. Vale também enquanto documento histórico”. Ótimo resumo do que dissemos no início do artigo, né? A capa fala sobre liberdade nesses tempos, seja ela confinada, dentro de quatro paredes ou por uma máscara.

2. Vanity Fair Espanha

A Vanity Fair Espanha optou por uma ilustração, pela primeira vez em sua história, na edição de maio. Nela, a publicação diz: “é tempo de heróis”, mostrando que todos nós, que estamos fazendo nossa parte para conter o vírus, somos de certa forma heróis.

3. Marie Claire México

Uma das capas mais comentadas dos últimos dias, a edição mexicana da Marie Claire exalta o que ela chama de “verdadeiras influenciadoras”. É uma homenagem a mulheres que fornecem, cuidam e trabalham. Uma frase linda que a publicação usou e que não poderíamos concordar mais foi: “Hoje, mais do que nunca, acreditamos que a resiliência tem cara de mulher”.

4. Cláudia Brasil

Também temos um lindo exemplar brasileiro que reservou a capa para exaltar as mulheres. A revista Cláudia desse mês trouxe mulheres profissionais da saúde compartilhando seus medos e angústias, ao estarem na linha de frente do combate ao vírus. Heroínas de jaleco!

5. Time

A Time é conhecida por suas capas marcantes e é claro que não seria diferente agora. Com seis versões diferentes, a publicação mostra imagens que vão desde as varandas de casas no Teerão até as ruas da China, passando ainda por um hospital em Kirkland. Tudo isso para mostrar o quanto estamos juntos nessa luta. Emocionante!

6. Vogue Espanha

Com uma ilustração e uma simples frase, a edição espanhola da Vogue traduziu um sentimento universal: “nunca estar longe nos fez sentir tão perto”. Afinal, estamos todos conectados durante a pandemia, né?

Qual a sua preferida e que melhor reflete o seu sentimento diante desta crise mundial?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.