Fashionistando

O que você precisa saber sobre as máscaras caseiras

O distanciamento social deve ser mantido o máximo possível, mas sabemos que há situações em que é inevitável resolver algo na rua e, nesses momentos, toda proteção é essencial. E você já deve ter visto que a mais recente recomendação do Ministério da Saúde é que todo mundo que precise sair de casa deve usar máscara.

Esse item funciona como uma barreira contra a saliva, um dos responsáveis por disseminação do Covid-19. Como esse é um vírus muitas vezes assintomático, pode ajudar a evitar a transmissão mesmo para quem não sentiu os sintomas e foi diagnosticado.

E para quem ainda tem dúvidas sobre essa nova recomendação, vamos te explicar alguns pontos importantes:

Máscara caseira

A máscara cirúrgica deve ser usada apenas pelos profissionais de saúde, já que existe uma escassez desse item em todo o mundo. Por isso, estão sendo incentivadas as produções de modelos caseiros.

Tecidos

Segundo o Ministério de Saúde, qualque tecido que você tiver em casa pode ser usado para essa produção, como TNT, algodão e tricoline. O importante é que seja dupla face e cubra o nariz e a boca.

Lavagem

É importante não usar a máscara por mais do que duas horas, hein? Ao chegar em casa, coloque para lavar com água e sabão ou água sanitária. Deixe de molho por 20 minutos e, em seguida, coloque no sol para secar.

Uso individual

Nem pense em compartilhar sua máscara com outra pessoa de sua casa! Ela deve ser individual.

Mantenha outros cuidados

O uso da máscara, de forma alguma, exclui a necessidade de manter o distanciamento social. Além disso, não toque nos olhos, nariz e boca e, sempre que possível, higienize as mãos com água e sabão.

Com todos esses cuidados, conseguiremos achatar a curva de contaminação do vírus. Cuide-se!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde

All Comments