Casamento

Pode vestir branco em Casamento? Entenda Tradição e Opiniões de Especialistas

Certamente, você já passou por isso: ao procurar por uma roupa para um casamento, depara-se com um elegante vestido creme ou cor marfim. Contudo, surge a dúvida: irá competir com o vestido da noiva? Será que ela se importará? E os outros convidados? Enquanto alguns acreditam que não há problema algum em usar branco em casamento, outros prontamente afirmam que é uma má ideia.

Para compreender os dois pontos de vista, é necessário contextualizar a tradição do vestido branco: a origem do vestido branco de noiva é controversa, mas sua popularidade remonta ao século XIX com a rainha Victoria, do Reino Unido, que escolheu um modelo completamente branco, repleto de rendas e véu. Além disso, com a determinação da rainha de que ninguém, exceto suas damas, deveria vestir branco, a exclusividade dessa cor para as noivas tornou-se uma tradição consolidada.

Casamento da rainha Vitória em 1840

Apesar de anos que se passaram, esse costume ainda é muito comum e aplicado pelas noivas. Mas ainda é uma regra?

Qual é a opinião dos especialistas?

A empresária e apresentadora norte-americana, Martha Stewart, consultou oito organizadores de casamento de diversas regiões do país em seu blog para obter opiniões imparciais sobre o assunto.

Christiane Lehman, organizadora de casamentos da Truly You Events, expressa a opinião de que usar branco já não é mais um tabu. Segundo o Instituto Emily Post, que oferece orientação sobre etiqueta, é aceitável que um convidado use branco, desde que não desvie a atenção da noiva ou suas damas.

Leah Weinberg, da Color Pop Events, e Megan Seaton, da Molly Mae Events, concordam que usar branco em um casamento é aceitável apenas em situações específicas, como quando solicitado pelos noivos ou quando faz parte do tema da cerimônia. Myriam Michel, da M&M Elite Events, enfatiza a importância do bom senso e respeitar as preferências dos noivos, alertando que se não estiver mencionado no convite, é melhor não arriscar.

Convidados usando branco em casamento

Embora algumas discordâncias existam, a maioria concorda que, se optar por usar branco, é aconselhável selecionar peças que não entrem em competição com o vestido da noiva. Brandi Hamerstone da All Events Planned destaca a importância de respeitar a tradição e abster-se de qualquer aparência de ‘querer ser uma segunda noiva’. Os especialistas recomendam evitar peças totalmente brancas, penteados extravagantes, vestidos longos ou volumosos, e adicionar cor e brilho com acessórios.

O dia é da noiva e a atenção deve ser toda dela. Por isso, evite situações constrangedoras, inspiradas até mesmo em filmes como ‘A Sogra’ (2005), onde a personagem usa branco para chamar a atenção no casamento.

Filme ‘A Sogra’ (2005)

Conta para a gente, qual é a sua opinião sobre convidados usando branco em casamentos?

Confira também algumas inspirações de vestidos para as convidadas, com os looks usados no casamento de Marcella Tranchesi.

Lívia Tertuliano

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Trend: Palco de Inovação e Autenticidade na Moda Brasileira

Confira os destaques da 31ª edição do Minas Trend que contou com novidades, inovação e…

4 dias atrás

Museu da Moda celebra o legado de Clara Nunes

Do interior de Minas Gerais aos palcos da música popular brasileira, a mostra ilustra a…

3 semanas atrás

Fora do Eixo Principal — Uma Viagem pelas Semanas de Moda ao Redor do Mundo

No universo da moda, as Semanas de Moda são eventos icônicos que ditam as tendências…

4 semanas atrás

Leopard Print: Como Usar a Tendência do Momento

Um guia completo para incorporar a tendência do momento, a leopard print, no seu dia-a-dia

1 mês atrás

Tudo Sobre o Kitten Heel, a Tendência do Momento

Desvende o salto que conquistou corações e está ditando moda nas passarelas e ruas de…

1 mês atrás

Passeios incríveis pelo nosso país

A extensão de nosso país não é uma novidade, muito menos o fato de ter…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!