Fashionistando

Viagem para Portugal: 7 motivos para visitar o Porto

  • por em 17 de fevereiro de 2020

Conhecer Portugal é muito mais do que visitar um país europeu cheio de belas atrações, como tantos outros. É ir de encontro a nossa história e se reconectar com nossas raízes. E posso afirmar com total certeza de que nunca vi alguém que foi para lá e não voltou tocado e com aquela vontade de retornar e se aprofundar mais em tudo o que nossa pátria-mãe tem a oferecer.

E se eu pudesse indicar apenas uma cidade para se visitar no país, sem titubear, diria: o Porto. Devo confessar que essa não é uma opinião muito imparcial, uma vez que morei mais de um ano por lá e tenho uma verdadeira relação de amor com meu Portinho.

Motivos para visitar o Porto

Confie em mim: motivos para se apaixonar pelo Porto não faltam. E para te convencer disso, fiz uma lista que fará você colocar a cidade no seu destino dos sonhos. Vamos lá?

Patrimônio Mundial da UNESCO

O centro histórico da cidade é um charme à parte, composto por igrejas históricas e uma arquitetura bem típica. Além disso, há a famosa Estação de São Bento, considerada uma das mais bonitas do mundo, com lindos painéis em azulejos, que recontam um pouco da história do Norte do país.

Destino para fãs de Harry Potter

Se você faz parte dos milhões de fãs do bruxinho, simplesmente, PRECISA conhecer o Porto. Para quem não sabe, a escritora J.K Rowling morou um ano e meio na cidade e, foi justamente nessa época, que ela terminou de escrever sua obra prima. Por isso mesmo, vários elementos da cidade serviram de inspiração para a história.

O exemplo mais famoso é a escadaria da Escola de Feiticeiros de Hogwarts, que foi inspirada na impressionante escada vermelha da centenária Livraria Lello & Irmão. Hoje, o local é um dos mais visitados no Porto e não importa a hora que você passe por lá, sempre tem uma fila de turistas para entrar e tirar sua foto.

Crédito: Instagram @miajeana

Outro local que tem grande relação com Rowling é o Café Majestic. Foi em uma das mesas do belo local, que possui uma luxuosa decoração dos anos 20 que, dizem, a escritora terminou o primeiro livro da saga.

Por fim, sabe o uniforme usado pelos alunos de Hogwarts? A roupa preta combinada com a capa longa foi inspirada nos trajes usados pelos alunos das universidades de Portugal, incluindo a Universidade do Porto.

Vinho do Porto direto da fonte

Para os amantes de um bom vinho, essa é uma oportunidade única. Em Vila Nova de Gaia, cidade que fica do outro lado da Ponte Dom Luis, você pode visitar diversas caves, local onde o vinho fica armazenado, e fazer uma degustação das variações da bebida. Outra opção para quem tem mais tempo na região é fazer o passeio pelo Vale do Douro e assim conhecer o belíssimo local onde o vinho do Porto é produzido.

Culinária de primeira

Quer comer bem? Vá para Portugal! Sem palavras para a riqueza gastronômica do país. No Porto, você não pode deixar de experimentar a Francesinha, um tipo de sanduíche super calórico e delicioso, típico de lá. E, claro, não deixe de lado o pastel de bacalhau e o pastel de nata.

Viagem econômica

Viajar para Portugal é MUITO barato e, se comparado a Lisboa, o Porto é ainda mais vantajoso nesse quesito. O metrô vai para todos os cantos da cidade e custa 1,20 euro. A comida também tem um ótimo custo benefício e você pode beber um fino (cerveja) por apenas 1 euro.

Se você gosta de baladas, vale conhecer a rua das Galerias de Paris. Por lá, há várias opções de danceterias em que você pode entrar de graça ou, no máximo, pagar 5 euros, dependendo do dia.

Para todos os tipos de viagens

Seja para uma despedida de solteiro, viagem romântica ou para passar dias em família, o Porto tem atração para todos os gostos e idades. A blogueira Lu Ferreira, do Chata de Galocha, foi recentemente para lá com o marido e a filhinha do casal e, segundo a pequena Bibia, a cidade é tão legal quanto a Disney! Exageros infantis à parte, já deu para ter uma noção que não tem como não gostar, né?

Os portugueses

Está para existir um povo mais legal e receptivo que esse, viu? Eles amam os brasileiros e fazem questão de demonstrar isso em todos os gestos. Uma amiga que visitou a cidade recentemente ficou impressionada com o tanto que são atenciosos e sempre dispostos a ajudar. Muito amor por esses tuguinhas!

Poderia ficar aqui até amanhã listando todas as qualidades do Porto. Por isso, prometo voltar depois com dicas preciosas desse tesouro português.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments