Fashionistando

Seis dicas para estudar em casa

Uma coisa é fato: durante a quarentena a procura por cursos online cresceu exponencialmente. Tanto é que, por aqui, já até indicamos algumas instituições, como o curso de francês online da Aliança Francesa, e as aulas de inglês e espanhol com o time de professores da On Up Idiomas.

E foi pensando nesse público que tem investido e apostado cada vez mais em conteúdos online, que o Head de Educação e Inovação da Alura (plataforma de ensino online), Guilherme Silveira, compartilhou seis dicas fundamentais de aprendizagem e organização em casa. Confira:

• Aposte na técnica “espaçar e repetir (spaced repetition)”

Em vez de estudar muito durante um único dia, prefira estudar um pouco vários dias. Assuma um compromisso. Marque na agenda, por exemplo “terça e quinta-feira, das 20h às 21h, estudar x”.

• Invista no “Interleaving” (intercalar)

Aprenda dois assuntos ao mesmo tempo. Pegue um calendário e organize o que será estudado dia a dia, sempre intercalando conteúdos. Por exemplo, anote nas segundas e quartas-feiras “estudar ciência de dados”, às terças e quintas, coloque ” estudar programação”, e assim por diante.

• Discuta o assunto aprendido com seus amigos

Questionar e ser questionado faz parte do aprendizado. Compartilhe informações, ouça o que seus amigos têm a dizer sobre o assunto, discuta pontos de vistas. A melhor forma de aprender um conteúdo é falando sobre ele, usando no seu dia a dia. Assim, é possível adquirir informação nova dentro do tema que está abordando, enriquecendo sua capacidade crítica de entendimento do assunto.

• Aprenda a limitar suas distrações

Essa dica vale até mesmo para quem trabalha em home office. Se você sempre acaba caindo no conto do “vou dar uma olhada rapidinha” e de repente perdeu uma hora no seu site ou rede social favorita, vale instalar a extensão StayFocusd para o seu navegador, que permite configurar diversos sites e o tempo máximo que podemos passar neles por dia.

Para o celular, é possível baixar o Digital Wellbeing (Android) e ScreenTime (iOS), para limitar o que está tomando conta do seu dia a dia . Se o Instagram é onde você passa mais tempo, limite-o. Mas lembre-se que o objetivo não é zerar seu entretenimento, apenas para não viciar e ficar dependente.

• Invista em técnicas de produtividade

Se você sente que não consegue se organizar sozinho, elencar prioridades e gerir bem o próprio tempo, uma boa dica é testar diversas técnicas de produtividade. Algumas vão funcionar melhor, então, adapte-se. A Alura conta com uma formação completa em produtividade , por exemplo, que ajuda a aprimorar hábitos e aprender métodos que vão auxiliar no dia a dia nos demais cursos.

• Desative notificações

Toda vez que receber a notificação de um app, pense: “Eu preciso que isso interrompa meu trabalho, meu estudo, minha diversão, ou seja lá o que for?”. Se a resposta for não, configure para não receber mais esse tipo de notificação. Deixe o celular, no dia a dia, virado para baixo. Desative todas as notificações não importantes no navegador. Seu tempo é o que você tem de mais valioso, não deixe ele ser consumido por coisas que não importam.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.