Categories: BelezaSaúde

Quais são os benefícios dos cogumelos?

Mesmo com uma aparência nada atrativa, muita gente adora adicionar cogumelos em suas receitas. Os mais variados tipos deste alimento (são mais de 30 espécies comestíveis cultivadas no mundo) garantem um sabor extra até mesmo para pratos triviais. Mas, o que pouca gente sabe é que estes fungos são muito nutritivos e oferecem uma série de benefícios para nosso organismo.

Champignon, shiitake e shimeji são apenas alguns dos tipos de cogumelo que já são consumidos pelos brasileiros. Mas, não é apenas pelo sabor inconfundível que estes fungos devem ser ingeridos. Conversamos com o nutricionista Heber Rafael, da Nutriu Fit, e ele destacou a importância de incluir este alimento em nossa dieta. “Pesquisas científicas demonstram que os cogumelos, por meio de seus compostos bioativos, exercem efeitos medicinais, farmacológicos e nutricionais”, destaca.

Dentro deste contexto, é possível destacar, principalmente, suas propriedades anti-inflamatórioas, antivirais e anticarcinogênicas. Isso porque os cogumelos são uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais e atuam como verdadeiros defensores do nosso organismo.

O mais bacana é que esses benefícios são encontrados em todas as espécies de cogumelos comestíveis, em maior ou menor proporção. E este alimento promete satisfazer os mais exigentes paladares, já que pode ser consumido fresco ou seco, e de várias formas: em molhos, em sopas, em conserva ou acompanhando pizzas, massas e risotos. Já pensou arriscar incluir cogumelos em sua receita de quiche? Ou ainda incrementar seu omelete com este fungo?

Vale destacar que os cogumelos também são uma ótima fonte de fibras e apresentam baixo teor lipídico. Mas, é importante ficar atento: apesar de possuírem boa quantidade de proteína, este alimento não é indicado como fonte proteica em dietas vegetarianas.

E você? Gosta de incluir esta iguaria em suas receitas? Qual seu prato favorito?

 

Fabíola Paiva

Ver Comentários

Posts Recentes

Minas Trend: Palco de Inovação e Autenticidade na Moda Brasileira

Confira os destaques da 31ª edição do Minas Trend que contou com novidades, inovação e…

4 dias atrás

Museu da Moda celebra o legado de Clara Nunes

Do interior de Minas Gerais aos palcos da música popular brasileira, a mostra ilustra a…

3 semanas atrás

Fora do Eixo Principal — Uma Viagem pelas Semanas de Moda ao Redor do Mundo

No universo da moda, as Semanas de Moda são eventos icônicos que ditam as tendências…

4 semanas atrás

Leopard Print: Como Usar a Tendência do Momento

Um guia completo para incorporar a tendência do momento, a leopard print, no seu dia-a-dia

1 mês atrás

Tudo Sobre o Kitten Heel, a Tendência do Momento

Desvende o salto que conquistou corações e está ditando moda nas passarelas e ruas de…

1 mês atrás

Passeios incríveis pelo nosso país

A extensão de nosso país não é uma novidade, muito menos o fato de ter…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!